Você lê a sinopse?

Parei para pensar sobre isso a alguns dias, quando um amigo me perguntou sobre o que era um livro que eu havia ganhado, porém não tinha lido e eu respondi que não sabia e, ele ficou indignado por eu não ter lido a sinopse e a orelha.

Depois de muito pensar sobre o assunto, cheguei a conclusão de que eu prefiro não ler para não me decepcionar com os livros, já que a sinopse pode passar uma impressão errônea.

Porém, encontrei dois motivos essenciais para isso:


  • As pessoas querem vender livros (imagino que vocês já saibam) e a sinopse é uma maneira de fazer com que as pessoas se interessem. E, claro, as pessoas capricham nesse texto para gerar interesse;
  • Não quero saber o que irá acontecer de forma alguma e, na sinopse e orelha existem alguns adiantamentos, por exemplo um livro sobre viagem no tempo já estará constando que o personagem irá conhecer tal experiência, o que faz com que o início (quando ainda não aconteceu a viagem) fique ofuscado de alguma maneira, já que eu sei que aquilo não será por muito tempo. Também tira aquela sensação de conseguir prever o que acontece do leitor.


Mas todos os casos existem exceções, alguns livros eu procuro saber mais sobre para não ir totalmente as cegas, mas são somente os livros que eu me interesso muito, como por exemplo:


  • Um lançamento super aguardado de um autor que eu amo (ou que quero conhecer);
  • Uma continuação de alguma trilogia/série;
  • Um livro que está sendo muito comentado;
  • Uma edição maravilhosa (me julguem).


A questão é que, na verdade, não tem questão nenhuma, entretanto, em uma conclusão breve posso dizer que procuro saber mais sobre livros que já me despertaram algum interesse, pouquíssimas vezes li a sinopse ou a orelha antes de já ter ficado intrigada com o livro.

Agora deixa eu fazer uma pergunta: vocês leem a sinopse?

Comentários

  1. Nossa,eu também não gosto muito de ler a sinopse. Eu não ligo para spoilers, mas um livro gralmente me ganha pelo título. Eu leio a sinopse quando já estou lendo o livro e busco spoilers. Achei que eu fosse a única estranha do planeta que não lê sinopse!!
    Beijos
    Check-in Virtual

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas